Saiba tudo sobre transdutores de Ultrassom e conheça boas marcas para o seu consultório

O processo de escolher um bom ultrassom para a sua clínica deve levar em conta, além do tipo de imagem produzida e da eficiência do equipamento em si, a qualidade dos transdutores compatíveis com a máquina. É muito comum surgirem dúvidas relacionadas a esse equipamento, por isso, para esclarecer algumas delas de forma simples e prática, elaboramos este blog post.

Afinal, o que é exatamente um transdutor de ultrassom?

Esse equipamento é essencialmente a câmera da máquina de ultrassom. Ele é responsável por emitir as ondas através da transformação de voltagem em vibração (e vice-versa) para criar as imagens que surgem na tela. Os transdutores podem ser de dois tipos principais: ativos, quando possuem alimentação de energia responsável por fornecer a energia de saída, e passivos, quando a energia de saída é fornecida unicamente pela energia de entrada.

Veja abaixo os principais componentes de um transdutor!

Tipos de transdutores

  1. Piezoelétrico: mais comum entre os transdutores devido principalmente à sua praticidade, esse tipo de aparelho emite uma ampla faixa de frequências de operação e oferece a possibilidade de operar em  dezenas de MHz de frequência.
  2. Magnetostritivo: possui uma qualidade melhor de resolução, devido ao tipo de cerâmica e cristais aplicados. Possui baixo custo e alta precisão e durabilidade.
  3. Capacitivo: esse modelo de transdutor permite alteração na capacitância do transdutor, ou seja, a alteração da distância entre as placas permite alteração nas ondas enviadas pelo aparelho.
  4. Eletromagnético: o transdutor emite uma onda eletromagnética que age em campos da mesma natureza.

Componentes de um transdutor piezolétrico

Por ser o tipo de transdutor mais comum, vamos tratar das peças que compõem o modelo piezelétrico:

  • Cristal: essa é a parte responsável pela geração das ondas que serão, depois, traduzidas pelo ultrassom Doppler. O cristal do transdutor recebe o estímulo voltaico, que passa a vibrar. Esse efeito chamado piezoelétrico. A quantidade de voltagem controla a frequência da vibração, que acaba por produzir a frequência desejada da onda sonora. O material artificial mais usado na produção dos cristais de transdutores é o titanato zirconato de chumbo.
  • Fio condutor: esse fio transmite o estímulo voltaico e recebe as ondas de volta.
  • Estrutura plástica: é a parte que o profissional vai segurar para conduzir o exame. Pode ter vários formatos, dependo de sua aplicação. Quase todos possuem também um tipo de rolo, que facilitará a ação de deslizar o transdutor no corpo do paciente.

Para o seu melhor funcionamento, o transdutor também deve ser associado ao gel, que vai impedir que o ar fique entre o transdutor e a pele e afete os efeitos do exame.

Modelos de transdutores

Existem diversos tipos de transdutores, e cada um serve para um tipo diferente de exame. Veja alguns dos principais tipos:

  • Transdutor linear: possui estrutura reta.
  • Transdutor convexo: possui a estrutura curvada, para facilitar o exame.
  • Transdutor cardio: específico para exames cardíacos, esse modelo é altamente sensível a fluxo e movimento.
  • Transdutor endocavitário: esse modelo serve para realizar exames ultrassônicos internos ou em cavidades, como exames ginecológicos.

Custo dos transdutores

Transdutores podem ser aparelhos caros de adquirir, dependendo do modelo do aparelho ultrassom escolhido. A necessidade ter vários modelos de transdutores, dependendo do tipo de exame oferecido na clínica, é outro fator que pode tornar a aquisição de transdutores ainda mais custosos, especialmente se forem novos. Um alternativa para conter um pouco os gastos é investir em transdutores seminovos.

Existem empresas especialistas na venda de ultrassons e transdutores seminovos, que fornecem produtos em ótimas condições mas por valores abaixo dos novos oferecidos pelo mercado. É uma opção que vale a pena investigar.

Verifique ainda, seja para transdutores novos e seminovos, os termos de garantia e possibilidade de troca de peças com defeito ou quebradas. Esse tipo de problema pode acabar trazendo prejuízos.

Algumas opções de marcas

Os transdutores são fabricados de acordo com padrões estabelecidos pelo mercado e funcionam nos modelos de ultrassom de suas respectivas marcas (alguns podem ser exclusivos de um único modelo). Veja algumas marcas que são referência para esses aparelhos:

  • Philips
  • Esaote
  • Toshiba
  • GE
  • Sonosite
  • Medison

A compra dos transdutores é uma grande parte do investimento na aquisição do ultrassom. Lembre de pesquisar e procurar as melhores opções que darão o melhor retorno para a sua clínica.

 

Ficou com alguma dúvida sobre transdutores? Deixe suas perguntas nos comentários abaixo!

us-book-dicas-boas-praticas-aparelho-ultrassom-ebook

Deixe um comentário