Ultrassom na gravidez: tipos de exame para cada fase da gestação

A gestação é um dos períodos mais envoltos em cuidados e atenções, para que o bebê se desenvolva de maneira sadia e cômoda e a mulher grávida saiba os próximos passos e cuidados.

Para a futura mamãe, entretanto, as medidas vão muito além dos cuidados alimentares e da moderação no esforço físico, estendendo-se a visitas periódicas ao especialista para monitorar como vai o herdeiro da família.

E, para tornar a informação de qualidade mais acessível, nós trouxemos um guia prático e eficiente com todos os exames de ultrassom na gravidez para que não existam mais mistérios em uma importante etapa na vida dos seus pacientes. Confira!

ultrassom-na-gravidez-tipos-de-exame-para-cada-fase-da-gestacao-1Exames de ultrassom gestacional no primeiro trimestre

Como a frequência de visitas ao médico e o tipo de ultrassom muda a cada trimestre, a explicação soa mais qualitativa dividida dessa maneira.

Entre 5ª e a 8ª semana de gestação: é o momento em que o exame de ultrassonografia intravaginal é solicitado pelo médico.

Nesta etapa, o procedimento tem como foco averiguar se o embrião e o saco gestacional estão bem, além de precisar o tempo de gravidez e, a partir dele, calcular a data aproximada do parto.

A partir da sexta semana, esse tipo de ultrassom gestacional possibilita que as pessoas ouçam os batimentos cardíacos do embrião.

Entre a 11ª e a 14ª semana de gestação: aqui, próximo de chegar ao fim do primeiro trimestre de gravidez, é solicitado o exame de ultrassonografia da transluscência nucal.

Isto é, um procedimento que tem como objetivo principal a medição da espessura de um fluido que está localizado entre a gordura da nuca do bebê e a sua pele.

Dessa maneira, é possível verificar alguns dados de suma importância para o desenvolvimento do embrião, como a chance de haver anomalias – como a Síndrome de Down, por exemplo – ou mesmo a ausência do osso nasal, que é mais um indicativo de alteração cromossômica.

Além disso, esta etapa do ultrassom gestacional também verifica uma série de outros aspectos do bebê, como:

  • Medir a sua altura
  • Conferir seus sinais vitais por meio da ausculta dos batimentos cardíacos;
  • A observação do ducto venoso, que indica a possível incidência de problemas cardíacos.

Caso seja atestado qualquer tipo de resultado inesperado, exames complementares serão solicitados.

ultrassom-na-gravidez-tipos-de-exame-para-cada-fase-da-gestacao-2Exames de ultrassom gestacional no segundo trimestre

Entre a 20ª e a 22ª semana de gestação: chegada a segunda etapa da gestação, o médico irá pedir que a sua paciente faça o exame de ultrassonografia morfológica, um exame que consegue ir além em uma série de novidades, entre as principais:

  • Peso do feto;
  • Análise dos órgãos;
  • Possibilidade de averiguar o sexo do bebê.

Vale salientar que alguns aparelhos de ultrassom, com tecnologia 3D ou 4D, permitem até mesmo que se observe os traços faciais do feto.

Entre a 34ª e a 37ª semana de gestação: aqui, ocorre a ultrassonografia do terceiro trimestre, um exame que permite o monitoramento do bebê e, também, a sua posição.

Outros fatores também são analisados, como a quantidade de líquido amniótico e a maturidade da placenta.

Vale salientar que, a esta altura, o número de exames de ultrassom varia de acordo com a necessidade dos pacientes, não tendo uma periodicidade específica para a sua realização.

A ultrassonografia transvaginal

A partir da 12ª semana, quando a gravidez oferece algum tipo de risco à paciente e ao feto, a ultrassonografia transvaginal pode ser solicitada, uma vez que ela tem como principal finalidade a averiguação das condições do colo do útero.

Caso exista algum perigo durante o período gestacional, pode ocorrer a prematuridade no parto. Dessa maneira, trata-se de um exame complementar que visa cercar a paciente de cuidados.

A importância do exame de ultrassom para a grávida

Como deu para perceber, um exame de imagem é fundamental para que a paciente consiga monitorar todo o desenvolvimento do seu bebê.

E, por isso, este artigo pode ser essencial para apresentar às suas pacientes, de maneira que a gestação não ofereça nenhuma surpresa a ela.

Inclusive, a sua participação é fundamental neste artigo: com a sua vivência, que tal compartilhar um caso em que o exame de ultrassom fez a diferença em alguma etapa da gestação?

Deixe um comentário