Tomografia Computadorizada: tudo o que você precisa saber sobre este exame

É cada vez mais comum o uso de exame de tomografia computadorizada para auxiliar em diagnósticos cada vez mais precisos.

Não é a toa, que a US & Cia. está expandindo seus horizontes de atuação, não se mantendo somente na excelência em fornecer equipamentos de ultrassom. Agora, também estamos fortes no aluguel de equipamentos de tomografia.

Para isso, vamos falar um pouco mais sobre esse popular exame, com tudo o que você precisa saber a respeito dele. Dessa maneira, vai ficar ainda mais nítido o quanto é importante a tomografia computadorizada no diagnóstico de doenças.

Acompanhe-nos neste post e entenda tudo sobre exames feitos através de tomografia computadorizada!

tomografia-computadorizada-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-este-exame-1

O que são os exames feitos através de tomografia computadorizada

Basicamente, um exame de tomografia computadorizada é um procedimento à base de imagens – tal qual o equipamento de ultrassom –, que faz uso da tecnologia de raio-x para torná-lo eficiente e preciso em seus diagnósticos.

A ideia, reside no conceito de que os raios penetrem no objeto de análise e capte imagens em alta definição de estruturas gerais, como o corpo humano, nossos órgãos e ossos, além de outras partes específicas de estudo.

A grande característica da tomografia computadorizada está nas radiografias de caráter transversais. Ou seja, a cada registro realizado, as imagens são migradas para um computador, que processa as informações capturadas com o objetivo de criar sequências fotográficas, que revelam ainda mais detalhes daquilo que está sendo observado pelo corpo clínico de seu laboratório, por exemplo.

Para que serve a tomografia computadorizada

Que ela é eficaz na observação, todo mundo já sabe. Agora, clinicamente, a tomografia computadorizada se destaca por sua ampla variedade de aplicações.

A começar pela qualidade de imagem superior à das populares radiografias. Isso facilita o diagnóstico muito mais eficiente e nítido de anomalias nos ossos, tecidos, órgãos e em outras estruturas do corpo, independentemente do seu tamanho.

Além disso, há de se considerar a tomografia computadorizada como apoio dos médicos pela sua versatilidade, já que o exame pode ser utilizado para diversos fins, como:

  • A identificação de tumores;
  • Os diagnósticos de vasos pulmonares;
  • A identificação de nódulos no corpo humano;
  • Em pesquisas e estudos referentes ao cérebro humano.
  • Para detectar fraturas e obstruções circulatórias;
  • Apontar alterações nas estruturas orgânicas, entre outras anomalias de tecido.

É um aparelho e tanto para considerar o seu uso, com o intuito de modernizar a clínica médica ou hospital, bem como ampliar o repertório de exames e diagnósticos oferecidos.

tomografia-computadorizada-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-este-exame-2

Como são realizados os exames feitos através de tomografia computadorizada

Em geral, o exame de tomografia computadorizada funciona da seguinte maneira: o paciente é levado à sala de exames, onde ele se posiciona na posição indicada em uma maca.

Em seguida, o paciente deve seguir as indicações médicas para garantir que as imagens sejam realizadas com precisão e sem a possibilidade de alterações na imagem.

Lembrando que, para cada objetivo, o exame de tomografia computadorizada passa por um processo específico, devendo os pacientes seguirem as orientações dos profissionais.

Sobre a preparação do exame de tomografia computadorizada

A princípio, algumas considerações específicas podem ser levantadas em cada caso, mas o exame de tomografia computadorizada, em geral, exige que o paciente fique de jejum até 6 horas antes do procedimento – em casos nos quais será necessário injetar contraste venoso no paciente.

No mais, é de se considerar as orientações do profissional radiologista, que fica responsável também pelo laudo dos exames realizados.

Precisamos mencionar também, que o exame de tomografia computadorizada pode ser acompanhado pelo paciente, pois as imagens são disponibilizadas para ele, impressa ou via CD, entre outras possibilidades.

Assim, o exame se torna uma opção versátil que pode – e deveria – fazer parte da rotina do seu laboratório ou clínica médica.

tomografia-computadorizada-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-este-exame-3

Explore as vantagens da tomografia computadorizada com o apoio dos médicos

Agora que você já compreendeu as principais vantagens e benefícios de contar com um aparelho de tomografia computadorizada na sua clínica ou laboratório, entre em contato conosco e confira como o aluguel de equipamentos de tomografia computadorizada pode ser o diferencial do seu negócio!

Para saber mais sobre manutenção preventiva, baixe nosso e-book com Dicas Práticas de Conservação para garantir a vida útil do seu aparelho de Ultrassom.

us-book-dicas-boas-praticas-aparelho-ultrassom-ebook

2 Comentários

  • Luciano
    22/03/2018

    oi boa noite, estou fazendo o curso de radiologia e p professor passou uma pesquisa relacionado com a tomografia. a pergunta é :> O PLANO DE CORTE SOA AXIAL, SAGITAL E CORONAL QUAL DOS TRES PLANOS É RECONSTITUIDO PELO COMPUTADOR. Se poder me ajudar agradeço muito .

  • Luiz Gustavo Mendes Torres
    14/04/2018

    Quem deve e quem não deve fazer tomografia computadorizada?

Deixe um comentário