Tomografia em tempo real reduz efeitos colaterais da radioterapia

Desde novembro de 2017 está em funcionamento no Hospital do Câncer de Barretos (SP) um equipamento que promete melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes que fazem tratamento pelo SUS.
O grande diferencial deste tomógrafo é um sistema que realiza a tomografia em tempo real, mais precisa e com menos efeitos colaterais para os pacientes. Pacientes que já utilizaram o aparelho tiverem uma diminuição na quantidade de sessões realizadas e relataram mais conforto.
Essa nova tecnologia importada dos Estados Unidos pode ser utilizada para tratar os mais diversos tipos de câncer, diminuindo os efeitos colaterais para os mais de um terço de pacientes diagnosticados que necessitam passar por radioterapia.
Um braço robótico se move em 6D e consegue localizar a exata região do tumor, aplicando a radiação apenas no local desejado, com menor impacto nos tecido próximos e órgãos circunjacentes. O resultado é menos desconforto menos efeitos colaterais para pacientes que já enfrentam uma dura batalha.

 

Fonte: https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/com-tomografia-em-tempo-real-tecnologia-reduz-efeitos-colaterais-da-radioterapia-no-interior-de-sp.ghtml

Deixe um comentário