Selecione o idioma: BR | USA | ES

Veja também: Venda Locação

HOME / BLOG

Blog

Filtros de Pesquisa

3 cuidados com o sistema elétrico do ultrassom para seu perfeito funcionamento

21/06/2019 - POR REDAÇÃO

 

 

O sistema elétrico do ultrassom, assim como o de qualquer outro aparelho, exige cuidados especiais para que o equipamento funcione bem e desfrute de uma vida útil mais longa. Quem trabalha na área médica sabe da importância do desempenho das máquinas para a precisão dos resultados e, consequentemente, a credibilidade da empresa e dos profissionais envolvidos.

Por isso, vamos apresentar 3 pontos essenciais para prevenir que o sistema elétrico do ultrassom manifeste defeitos evitáveis, operando assim em sua melhor performance.

Acompanhe.


LIMPEZA SEMPRE EM DIA

Esta é uma das questões mais importantes quando o assunto é a manutenção dos aparelhos de ultrassom.

Cada segmento do aparelho precisa de cuidados e produtos específicos para sua higienização adequada. Já a limpeza de seu sistema elétrico é um caso à parte. Constituído de diversos componentes eletromecânicos, quando exposto a sujidades – como acúmulo de poeira, umidade e outros resíduos –, o sistema pode apresentar problemas no desempenho. Assim, o aparelho pode ser impactado negativamente quanto à precisão e confiabilidade dos resultados. Outra consequência possível é a redução da vida útil da máquina.

Por isso, é primordial que o sistema elétrico seja higienizado de maneira adequada por profissionais treinados, conforme as recomendações do fabricante (consulte-nos sobre este serviço).


USO DE FONTE DE ENERGIA ININTERRUPTA

Também chamada de Nobreak ou UPS, este tipo de fonte de energia é indispensável quando o assunto é a proteção do sistema elétrico de equipamentos. As fontes de alimentação ininterrupta têm como função a regulação da voltagem e da qualidade de energia que chega ao sistema elétrico dos aparelhos.

Além disso, é sabido que intempéries climáticas, imprevistos nas empresas fornecedoras de energia e outras condições podem causar a queda da rede elétrica. Variações bruscas desta magnitude causam danos consideráveis aos equipamentos elétricos, podendo queimá-los parcial ou totalmente.

Neste sentido, esta fonte é uma grande aliada: por conter baterias internas que armazenam eletricidade, ela alimenta o ultrassom por um determinado período após a queda de energia, protegendo seu sistema elétrico deste risco.

Você pode conferir uma ampla linha de Nobreaks que comercializamos em nosso site clicando aqui, em caso de dúvidas sobre o modelo ideal para seu aparelho, fale conosco!


REALIZAÇÃO DE INSPEÇÕES PERIÓDICAS

Existem ainda cuidados habituais que não dizem respeito especificamente ao sistema elétrico do ultrassom, mas que refletem diretamente em seu funcionamento. Entre os mais importantes, podemos citar:

• A limpeza do interior do aparelho, que evita seu superaquecimento e também a contaminação de componentes;

• A lubrificação correta de suas peças mecânicas, prevenindo problemas causados pelo excesso de atrito;

• A atualização de programas e softwares utilizados pelo ultrassom e a limpeza de seu HD, para que o aparelho não trave ou apresente lentidão nos processamentos.

Mesmo que o ultrassom não apresente falhas aparentes, é importante que vistorias sejam feitas regularmente para evitar possíveis transtornos. Vale lembrar ainda que a periodicidade recomendada das inspeções deverá constar no manual do aparelho. Além disso, é imprescindível que o procedimento seja realizado exclusivamente por técnicos e empresas especializadas como a US e Cia.


Se você trabalha na área médica e considera importante se manter atualizado quanto aos equipamentos e seus cuidados básicos, navegue pelo nosso site e saiba mais.

E caso tenha ficado com alguma dúvida ou deseje falar com nossos especialistas, estamos à disposição!