Selecione o idioma: BR | USA | ES

Veja também: Venda Locação

HOME / BLOG

Blog

Filtros de Pesquisa

A importância da manutenção preventiva no painel de controle e trackball do ultrassom.

24/09/2019 - POR REDAÇÃO

 

 

Assim como todo equipamento, os aparelhos de ultrassom devem passar por manutenção preventiva.

E você sabe como é realizada no painel de controle e trackball do seu aparelho de ultrassom?


MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Há dois tipos mais conhecidos de manutenção:

    •    Corretiva – é aquela em que há um problema já instaurado, momento em que falhas são notadas, nem mesmo está funcionando ou que demanda a troca de peças;

    •    Preventiva – como o próprio nome diz, é aquela que ocorre independentemente que defeitos tenham sido detectados.

Infelizmente a grande maioria das pessoas só se preocupa com a manutenção corretiva, ou seja, quando não há mais o que fazer.

Isso ocorre porque não vemos a preventiva como um investimento quando, na verdade, ela é.

A manutenção preventiva prolonga a vida útil dos aparelhos, sendo imprescindível para um equipamento de ultrassom, cuja finalidade é detectar problemas de saúde. A menor falha pode colocar em risco a confiabilidade do resultado do exame, sem contar às vidas que estão em jogo.

Dessa forma, garantir a segurança e o adequado desempenho de todas as suas funcionalidades é uma questão de responsabilidade.


COMPOSIÇÃO DO PAINEL DE CONTROLE E DO TRACKBALL

1 – Painel de controle

É nele que estão todos os controles da imagem, sendo composto por botões, teclas, controles deslizantes, de menu e uma esfera de rolagem, permitindo a colocação dos dados do paciente, bem como realizar medidas, cálculos e anotações na imagem, por exemplo.

Além do mais, para controlar todas as funções do painel de controle, há uma placa eletrônica que faz a interface com o software do equipamento.

2 – Trackball

Há quem o considere como uma verdadeira extensão das mãos do médico, tamanha sua delicadeza. Aliás, dependendo do exame a ser feito, existe necessidade do ajuste de níveis de sensibilidade.

Por conta dessas especificidades, o ideal é que a manutenção preventiva do painel de controle e trackball do ultrassom seja feita por profissionais especialistas em assistências técnicas especializadas.

A periodicidade desse tipo de manutenção varia de modelo para modelo, mas o ideal é que seja observada pelo menos a cada 6 meses. O fato é que sem ela, você corre um sério risco de ter de fazer a corretiva, quando o equipamento parar de funcionar inesperadamente.

Imagine que o trackball trave, não obedeça mais aos comandos ou o painel de controle não efetue as marcações na imagem exatamente durante a realização de um exame para o qual o paciente esperou e se preparou.

O constrangimento e o quanto isso afeta a imagem da sua empresa, somado à reparação emergencial do equipamento pode sair mais caro que a manutenção preventiva.

Aliás, estima-se que o custo da manutenção preventiva no trackball, por exemplo, seja em torno de 10% do valor de uma peça nova.

Compensa, não é mesmo?


ATENDIMENTO E PRODUTOS DE QUALIDADE

Nossa empresa está no mercado há 14 anos, atendendo clínicas, hospitais e consultórios médicos com equipamentos testados com os mais rigorosos controles de qualidade, inclusive com licença da ANVISA.

Possuímos uma linha especializada em equipamentos de ultrassom, transdutores, além de acessórios ginecológicos e equipamentos de uso veterinário – tudo isso com vasta experiência em soluções na manutenção dos equipamentos.

Conheça todos os serviços que dispomos clicando aqui, e entre em contato conosco!