Selecione o idioma: BR | USA | ES

Veja também: Venda Locação

HOME / BLOG

Blog

Filtros de Pesquisa

A importância do nobreak para equipamentos de ultrassom

08/08/2019 - POR REDAÇÃO

 

 

Clínicas e hospitais que oferecem exames de ultrassom exigem sistemas de energia ininterrupta e ferramentas confiáveis para garantir que a energia seja fornecida sem interrupção.

Assim, o nobreak é um equipamento obrigatório para que, mesmo no caso de interrupções totais de energia elétrica, por qualquer causa, o equipamento não seja danificado ou tenha seu funcionamento interrompido.

Apesar do grande avanço na tecnologia, continuam havendo quedas de energia que podem danificar os equipamentos de diagnóstico por imagem, o que pode causar milhares de reais de prejuízo e a interrupção de procedimentos médicos muito sérios.

No Brasil, o problema é ainda maior, uma vez que os serviços de fornecimento elétrico são instáveis e precários em muitas regiões do país.

Por esse motivo, é essencial planejar e implantar uma solução robusta para potenciais interrupções de energia. Existem diversas opções de nobreaks especializados para equipamentos delicados, como é o caso dos equipamentos de ultrassom, que cumprem essa função e são obrigatórios para todos os hospitais e clínicas brasileiros.

Com isso em mente, o artigo a seguir pretende esclarecer mais sobre a importância do nobreak para o funcionamento e prevenção de problemas nos equipamentos de ultrassom.


Importância do nobreak

Existem poucos equipamentos médicos tão valiosos e delicados quanto o ultrassom. Por isso, é importante proteger esses aparelhos contra picos e quedas de energia, oferecendo energia limpa e adequada para garantir seu bom funcionamento.

As falhas de energia podem ser problemáticas, mesmo que durem apenas alguns segundos ou uma fração de segundo.

De fato, a perda de energia, por menor que seja a sua duração, pode desencadear muitos eventos indesejáveis, inclusive a indisponibilidade do seu ultrassom por alguns minutos ou mesmo danos aos seus componentes internos.

Mas não são apenas quedas de energia que causam problemas. Ter uma qualidade de energia confiável, juntamente com regulação de tensão, é essencial para manter a confiabilidade do ultrassom e a vida útil do equipamento.


O que é um nobreak?

Embora os geradores sejam eficientes para manter a operação adequada dos sistemas, no caso de longos cortes de energia, um nobreak pode eliminar o intervalo de tempo entre a perda real de energia elétrica e o gerador, assumindo a função de fornecimento de energia.

Assim, pode-se considerar o nobreak como um dispositivo que fornece energia reserva quando há falha na energia da rede elétrica, permitindo desligar o equipamento de ultrassom adequadamente ou sustentando a energia elétrica por tempo suficiente para manter as cargas necessárias em funcionamento até o gerador ser ativado, o que, em alguns casos, pode demorar vários minutos.


Nobreaks e o ultrassom

Sistemas de diagnóstico por imagem, como o ultrassom, além de outros, como a ressonância magnética, equipamentos de tomografia computadorizada ou raio-x solicitam demandas substanciais de energia e possuem requisitos de energia exclusivos.

Embora o equipamento de imagem, quando ocioso, use muito pouca energia, a demanda de energia aumenta rapidamente.

Quaisquer flutuações de energia e interrupções bruscas da rede elétrica, combinadas com diferentes demandas de energia, podem causar danos aos componentes eletrônicos da máquina.

Sistemas de energia ininterrupta como um nobreak ajudam a evitar esses resultados indesejáveis, avarias e perdas de equipamentos.

Como vimos, o nobreak se tornou um componente essencial para a atividade médica e para o uso do ultrassom.

E outra forma de evitar problemas ao usar um equipamento médico é adquirir um dispositivo de qualidade.

Sendo assim, navegue pelo nosso site e confira uma ampla linha de nobreaks de altíssima qualidade, e, em caso de dúvidas, chame-nos pelo whatsapp para que possamos indicar o modelo mais indicado para seu aparelho.

 

Novo e-book gratuito

As melhores dicas e soluções em conservação para seu equipamento estão aqui.

Baixar agora!
Me chame no WhatsApp Agora!