Selecione o idioma: BR | USA | ES

Veja também: Venda Locação

HOME / BLOG

Blog

Filtros de Pesquisa

Manutenção preventiva: conheça quais os benefícios para equipamentos de ultrassom

09/04/2019 - POR REDAÇÃO

 


 

As boas condições de operação em clínicas e hospitais dependem do bom funcionamento dos equipamentos médicos utilizados. Em última análise, o próprio bem-estar dos pacientes é impactado por este cuidado. Isso porque a qualidade do trabalho das equipes é prejudicada por equipamentos em mau estado. Os benefícios da manutenção preventiva você pode conferir neste artigo.


A primeira vantagem, evidentemente, está na preservação das ferramentas. Os equipamentos utilizados no ambiente médico são de grande variedade e complexidade e têm um ganho em vida útil quando revisados. O acréscimo na longevidade pode chegar a 30%. Portanto, a substituição dos equipamentos é adiada consideravelmente quando há manutenção frequente.


As ferramentas modernas apresentam ainda outra vantagem, já que podem ser atualizadas por um longo tempo. Isto garante que o desempenho dos equipamentos de ultrassom e transdutores se mantenha por muitos anos. Antes de detalhar os benefícios da manutenção, vale entender um pouco mais a importância desta atividade.


PORQUE A MANUTENÇÃO PREVENTIVA É FUNDAMENTAL?
No cotidiano de clínicas e hospitais as equipes de manutenção devem ser consideradas tão importantes quanto os outros profissionais da área, tal é a importância da atividade que desempenham. De igual grandeza é a sua responsabilidade, pois considere o resultado de falhas nos equipamentos.
A vida de pacientes submetidos aos variados tratamentos em clínicas e hospitais pode estar em risco nestas circunstâncias. Naturalmente o agravo não fica apenas no potencial de óbito e outros danos. E isso acontece porque os prejuízos aos profissionais e instituições envolvidas podem ser irreparáveis. Tendo considerado os problemas que evitamos, quais são então os benefícios?


BENEFÍCIOS: QUALIDADE NO ATENDIMENTO E MAIOR SEGURANÇA PARA EQUIPE E PACIENTES.
Não importa o quão competente é um profissional, a sua atuação demanda o bom funcionamento dos equipamentos para ser satisfatória. Quando a manutenção é frequente a equipe pode trabalhar com maior tranquilidade. Em primeiro lugar, pela garantia de continuidade no funcionamento dos aparelhos.
A manutenção preventiva também proporciona qualidade nos atendimentos por assegurar a precisão dos equipamentos. Deste modo enfermeiros e médicos desenvolvem um trabalho eficiente e seguro, com maior assertividade em diagnósticos e tratamentos. Portanto, há maior segurança para todas as partes envolvidas.


No tocante aos pacientes cabe notar que imagens obtidas com os aparelhos e parâmetros laboratoriais serão mais claros. Isso significa um ganho em termos de interpretação para os profissionais de saúde que lidam com os exames. Já o paciente tem a certeza de maior aproximação nos diagnósticos.


REDUÇÃO DOS CUSTOS COM MANUTENÇÃO CORRETIVA E ADEQUAÇÃO LEGAL
Quando a manutenção ocorre de forma preventiva ela evita outro tipo de cuidado: as manutenções corretivas, pois em geral os equipamentos são calibrados logo após a primeira atividade. Isto gera maior previsibilidade de gastos, o que torna o controle sobre a vida útil de aparelhos de ultrassom e transdutores melhor.


Por fim, a manutenção preventiva é indissociável do cumprimento de exigências legais. Para conquistar a acreditação, por exemplo, todos os equipamentos devem estar devidamente calibrados. Este certificado será exigido eventualmente por órgãos fiscalizadores - mais uma razão para investir nos cuidados de preservação.


Se você busca por equipamentos médicos, visite o nosso site. Somos especializados nestes produtos e garantimos precisão e qualidade através de nossa experiência de 14 anos de mercado. Trabalhamos com ultrassom, transdutores, video printers, softwares de captura de laudos, ultrassons 3D e 4D e acessórios ginecológicos - além disso, possuímos equipamentos de uso veterinário.


Saiba mais navegando pelo nosso site!