Selecione o idioma: BR | USA | ES

Veja também: Venda Locação

HOME / BLOG

Blog

Filtros de Pesquisa

Principais cuidados para preservação do seu ultrassom

20/08/2019 - POR REDAÇÃO

 

 

O equipamento de ultrassom é um dos mais importantes aparelhos de diagnóstico médico dentro de clínicas e hospitais, em razão disso, é essencial sabermos os principais cuidados que garantem sua qualidade e uso por mais tempo.

No artigo a seguir, você vai saber quais são os principais cuidados que identificamos e que farão uma grande diferença na vida útil do seu equipamento de ultrassom.


A limpeza do equipamento de ultrassom

A limpeza é algo que deve ser feito de maneira correta, a fim de não danificar nenhuma parte do equipamento. Para fazer a higienização do gabinete, é preciso apenas um pano úmido com água e sabão neutro. Isso ajuda a limpar sem correr o risco de danificar essa parte.

Para o teclado e o painel de controle não é preciso nenhum produto, basta um pano umedecido em água. Nada de abrir para limpar, pois pode contribuir para entrada de gel e causar problemas internos. Na presença de muita poeira, basta usar um aspirador de pó.

Os transdutores devem ser higienizados com uso de papel toalha ou um pano úmido com água apenas a cada fim de exame. O gel deve ser retirado e não secar no aparelho. O uso de produtos também é proibido pelo risco que podem causar à película de cristais.


Cuidados com o transdutor

Para a conservação do transdutor, é preciso tomar alguns cuidados específicos com ele. Por exemplo, passar gel apenas no paciente é um erro muito comum, o indicado é passar também no aparelho. Na hora de limpar esse gel, evite esfregar com muita força, pois o revestimento dele é em material delicado.

A fim também de garantir a segurança do aparelho, evite a soltura do transdutor ou mesmo que ele fique em cima do paciente. Isso pode ajudar a provocar batidas e choques desnecessários, além de provocar danos no futuro.


Cuidados para conservar os cabos

Os cabos também são componentes muito importantes desse tipo de equipamento. Então, na hora de manusear ou guardar, eles merecem algumas atenções especiais. Dobrar, por exemplo, ajuda a danificar as fibras óticas dentro deles, então, é algo que deve ser evitado sempre.

Além disso, no momento de pegar o transdutor, é preciso pegar pela extremidade, não pelo cabo, para evitar problemas. É bom evitar o contato dos cabos com o chão, por conta das rodas, eles devem estar suspensos para maior segurança.

Por fim e também muito relevante, é preciso promover manutenções preventivas no equipamento. Esse tipo de manutenção ajuda a evitar problemas de funcionamento, que podem trazer maiores gastos.


Estes são os cuidados principais na aquisição do equipamento de ultrassom, com eles o aparelho vai durar muito mais e manter a qualidade do funcionamento. Não se esqueça de promover as devidas manutenções junto aos demais cuidados que mencionamos.


Se você precisa de mais orientações na compra, ou mesmo de serviços de manutenção a respeito de aparelhos de ultrassonografia e diagnóstico por imagem, entre em contato conosco!

Novo e-book gratuito

As melhores dicas e soluções em conservação para seu equipamento estão aqui.

Baixar agora!
Me chame no WhatsApp Agora!